HENRIQUE MARX
A trajetória de Henrique Marx na música vem sendo coroada por grandes conquistas. Depois do sucesso compondo para grandes nomes da música, lançou-se como interprete e em 2009 gravou seu terceiro CD intitulado LUA, sendo todas as faixas de sua autoria.
Nascido em São Paulo/SP em 16 de novembro de 1974, desde criança teve contato com a música. O seu primeiro incentivo foi uma sanfona e uma clarineta de brinquedo. Não demorou muito para que Henrique começasse a tirar músicas de ouvido, sendo que a primeira música tocada foi Asa Branca de Luiz Gonzaga. Aos 13 anos matriculou-se num conservatório musical na Mooca-SP onde iniciou seus estudos como músico. Formou na adolescência uma Banda de Garagem e tocavam em festivais e animavam festas de parentes e amigos, tendo Henrique como compositor e vocalista.
As composições foram tornando-se freqüentes, evoluindo com o crescimento de Henrique.
Na mesma época surge uma nova paixão, a vontade de ser médico.
Formou-se aos 26 anos pela Santa Casa de Santos e sem abandonar a música, participou de festivais entre turmas da medicina. Após o término da faculdade, foi enviado para a Amazônia para ser tenente médico do exército no Acre, por onde permaneceu um ano e sem abandonar a música, apresentava-se em festas regionais.
Ao voltar do Acre conheceu um personagem importante na sua carreira como compositor, Antonio Pina, locutor de rádio. E foi ele quem convidou Henrique Marx a conhecer os bastidores de uma rádio. Pina percebendo o quanto Henrique Marx tinha talento para compor, o apresentou a outros compositores, como Billy Brasil, que em 2000 o incentivou a gravar seu primeiro CD, intitulado “Naufrago”. Nesta mesma época foi gravado o seu primeiro sucesso como compositor, “Vida Bandida”, com Reginaldo Rossi.
Em 2002, Pina apresenta Henrique Marx a Edson & Hudson que começavam a trajetória de sucessos divulgando a musica AZUL. Nesta oportunidade Henrique Marx entregou para a dupla, um CD com quatro composições. Entre elas “Entra na Arena”, que ao ouvirem, disseram que a gravariam pra abrirem os shows em festas de peão por todo o Brasil!
Após o sucesso desta canção, surgiu uma grande amizade entre Henrique Marx e a dupla de irmãos, inspirando outras composições e parcerias, como as músicas: É AMOR DEMAIS, CHEGA JUNTO, GALERA CORAÇÃO, QUE AMOR É ESSE, HOJE EU POSSO CHORAR, A GENTE VAI e FALA; grandes hits gravados por Edson & Hudson.
A partir deste momento o reconhecimento no meio artístico ocorre em novos sucessos nas vozes de Rio Negro e Solimões, Gian & Giovanni, Alexandre Pires, Zé Henrique & Gabriel, Bruno & Marrone, Inimigos da HP, Luiz Cláudio & Giuliano e muitos outros, sendo mais de 150 canções gravadas.
Recentemente uma de suas composições “A Chapa Vai Esquentar”, foi um grande sucesso na novela A Favorita pela Rede Globo.
Suas composições vêm ultrapassando fronteiras. A música “Fala” grande sucesso no Brasil com a dupla Edson & Hudson, foi gravada pelo Grupo Los Nocheros da Argentina e nos Estados Unidos e México com o Grupo Brindys (Em espanhol: Dime)
Marcado por realizações o ano de 2008 trouxe para a carreira de Henrique Marx grandes momentos e possibilidades como o Grammy Latino, quando concorreu como REVELAÇÃO DO ANO, MELHOR ALBUM DE MÚSICA ROMÂNTICA e CANÇÃO DO ANO com a composição “Fala”, ficando ao lado de grandes nomes da música brasileira até a penúltima classificação.
Com mais experiência e com a carreira de compositor consolidada, neste mesmo ano gravou seu segundo CD, intitulado “Acústico Ao Vivo Entre Amigos”, com as participações especiais de Edson e Hudson, Guilherme e Santiago, Luiz Cláudio e Giuliano, Soraia Bauer, Karametade, Guto e Nando e Flávio e Alexandre. Este trabalho foi um marco em sua carreira como interprete, gravando sucessos de sua autoria e de grandes nomes da música.
Outro momento importante em 2008 foi a gravação do clipe “Amigos Para Todos Os Momentos”. Uma campanha com iniciativa de Henrique Marx, que reuniu mais de 50 artistas com o objetivo de ajudar as vítimas das chuvas em Santa cantarina.
O novo CD intitulado Lua, lançando em outubro de 2009, é um trabalho totalmente autoral, o que mostra mais uma vez a sua competência e o seu crescimento como compositor e cantor, surpreendendo ao mesclar tendências como o sertanejo universitário e o seu inconfundível romantismo.
Assim o trabalho de Henrique Marx vem sendo marcado por constantes shows repletos de sucessos!